segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ATIVISTAS DO PARÁ PARTICIPAM DO VIII FÓRUM UNGASS-AIDS BRASIL

Nos dias 04 e 05 de outubro, aconteceu em Recife/PE o VIII Fórum UNGASS Aids Brasil. Entre os(as) participantes, estavam Eduardo Soares da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA), Kiko Rodrigues do GT-UNAIDS, Amujaci Brilhante pela CAMS e Ernandes Costa da CNAIDS, que também somam no ativismo do Movimento Aids do Estado do Pará.

A atividade com o tema: “Sustentabilidade da Resposta Nacional ao HIV e Aids – O papel da sociedade”, contou com cerca de 80 ativistas do movimento de luta contra a aids e teve como objetivo avaliar quais os entraves e avanços da política brasileira de AIDS, com ênfase na utilização dos fundos alocados para o HIV e AIDS para uso direto por estados e municípios.


Kiko Rodrigues que também é integrante do GAPA/PA, avalia como importante tais espaços de monitoramento da política brasileira de aids. Para ele, “é momento de fazer o link do macro para o local, além de afinar a agenda do movimento”.

Após as atividades do Fórum UNGASS-Aids Brasil, houve a segunda reunião da Comissão Organizadora do XVII ENONG que acontecerá no próximo ano em Salvador/BA e está sendo organizado pelo GAPA/BA e FOBONG. Na ocasião, Amujaci, Kiko e Ernandes que estiveram no Comitê Local da edição anterior realizada em Belém/PA, entregaram o relatório deste evento. Estrutura, data e quantidade de delegados(as), foram alguns pontos tratados nesta reunião.

Amujaci Brilhante acredita que é de suma importância a participação de militantes do Pará em espaços que proporcionam estas análises de conjuntura nacional e internacional. “Fortalece e enriquece nossos conhecimentos, para intervenções qualitativas também em nosso Estado”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário